14 maneiras de destruir sua carreira lentamente

15/03/2017 11:22:06

xistem grandes erros que podem arruinar instantaneamente a sua reputação no trabalho..

Existem grandes erros que podem arruinar instantaneamente a sua reputação no trabalho, ou até mesmo causar a sua demissão. Mas, mais comumente, é a acumulação gradual de pequenos erros que impedem os funcionários de seguirem em frente em suas carreiras.

Maus hábitos como dar respostas curtas em e-mails ou demorar um dia inteiro para respondê-los pode estar prejudicando sua reputação, mesmo que você não perceba.

A seguir listamos 15 maus comportamentos que poderão corroer lentamente a sua credibilidade no trabalho. Confira:

1. Você não se adapta à cultura da empresa

Cada local de trabalho opera sob seu próprio conjunto de regras e costumes sociais. Não fazer um esforço para assimilar essa cultura pode fazer com que as pessoas pensem que você desaprova tais costumes.

Esta atitude pode causar certo desconforto para os colegas de trabalho e faz parecer que você não se preocupa com a formação de relacionamentos positivos no escritório.

2. Você cria desculpas demais

Não assumir a responsabilidade por seus erros e fracassos é um grande problema para você. Esperar até o vencimento do prazo de execução de um projeto para só então explicar ao seu chefe porque você está atrasado, por exemplo, diz a seu chefe que você não consegue gerir bem o seu tempo.

3. Você faz só o mínimo

Mesmo que você sempre cumpra os prazos e faça um trabalho consistente e de qualidade, se você fizer apenas o mínimo exigido, você poderá parecer acomodado. Por outro lado, procurar oportunidades ao invés de esperar que elas caiam no seu colo mostra a seus superiores que você está comprometido e se preocupa com o seu futuro na empresa.

4. Você se veste como um pateta

Quando você está confortável em uma boa posição na empresa, é fácil deixar a preocupação com a sua aparência cair no esquecimento. No entanto, deixando de se atentar para este aspecto pode diminuir a sua credibilidade e autoridade, fazendo parecer que você não se importa com a imagem que transmite para os outros. Lembre-se do antigo ditado: Vista-se para o trabalho que você deseja.

5. Você é um pessimista

Se você habitualmente ostenta uma atitude ruim no ambiente de trabalho, certamente você se tornará um incômodo para o seu chefe e poderá arrastar a sua equipe para baixo junto com você. Se lamentar e reclamar constantemente não vai te fazer parecer agradável aos olhos de quem está ao seu redor, e certamente não irá seduzir o seu patrão para que ele o mantenha por muito tempo em seu emprego.

6. Você ignora os colegas de trabalho

Formar laços de amizade com seus colegas de trabalho é tão importante quanto a cultivar relacionamentos com seus superiores. Esforce-se para ser conhecido e bem quisto, para que seus colegas de trabalho desejem interagir e compartilhar informações valiosas com você. Isto poderá ajudar muito quando você precisar deles.

7. Você está na defensiva

Seu chefe não espera que você seja perfeito, mas ficar na defensiva quando receber um feedback negativo faz você parecer pouco profissional. Não estar disposto a ouvir críticas construtivas pode dizer a seu chefe que será muito improvável que você se esforce para melhorar no futuro. E isto não é nada bom.

8. Você procrastina muito

Por de lado os projetos até o último minuto não só coloca pressão sobre você, como impede o progresso de todas as outras pessoas que dependem da conclusão do seu trabalho. Se algo der errado, você provavelmente vai ser o primeiro culpado.

9. Você escreve e-mails ruins

Não importa o quão amigo você seja de alguém, uma linguagem concisa e informal demais pode facilmente ser mal interpretada em um e-mail. Mesmo que seja intencional, e-mails rudes podem arruinar imediatamente a sua reputação no escritório e fazer com que outras pessoas evitem interagir com você.

10. Você não faz contribuições significativas

Dizer algo em uma reunião apenas por dizer não acrescenta nada de produtivo. Em vez disso, prepare-se antes da reunião, e lembre-se que quando se trata de geração de idéias, qualidade é sempre melhor que quantidade.

11. Você está sempre atrasado

Atraso frequente significa para os colegas de trabalho que algo é mais importante para você do que o seu trabalho e que você não sabe administrar o seu tempo. Isto faz com que te tratem de forma desrespeitosa e indiferente, gerando desconfiança sobre você e seu trabalho. Não importa o que aconteça, encontre sempre uma maneira de ser pontual.

12. Você nunca para de falar

Sim, conversar é uma ótima forma de conhecer melhor seus colegas de trabalho, mas se você está constantemente focado apenas na socialização, isto impede que todos em torno de você possam ser produtivos em seu trabalho. Deixe a conversa para a hora de almoço e/ou intervalos, assim você evita que outras pessoas se irritem com seu comportamento, tornando-o alguém que ninguém quer trabalhar.

13. Você ignora e-mails

Deixar de responder e-mails em um prazo razoável, não só frustra aqueles que precisam de respostas, como insinua que seus colegas de trabalho não merecem a sua devida atenção, além de fazer com que você perca prazos, e, geralmente, caracteriza você como pouco profissional. Mesmo sendo difícil responder cada e-mail assim que eles são recebidos, faça um esforço para manter sua caixa de e-mail sempre vazia, cumprindo, ou até mesmo se antecipando, aos prazos estabelecidos para cada projeto.

14. Você é rude

Fazendo um bom trabalho não significa nada se ninguém tolerar trabalhar com você. Você não mancha sua imagem apenas com os colegas de trabalho, mas também com seus gestores, que não irão tolerar funcionários grosseiros, explosivos e mau educados. Lembre-se: ser educado é a chave para conquistar as pessoas.

Fonte: Sobre Administração, 4 maneiras de destruir sua carreira lentamente. Disponivel em: <http://www.sobreadministracao.com/15-maneiras-de-destruir-sua-carreira-lentamente/> Acesso em: 15/03/2017



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